quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

João 1:1-5

1 ¶ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
5 ¶ A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.

Não tenho a intenção de despejar teologia aqui para vocês, até porque o primeiro versículo do Evangelho de João já foi e será fonte de alguns livros teológicos e discussões “ferrenhas”. Se foi o tempo que eu achava que na teologia encontrava a resposta. A resposta está simplesmente em crer na simplicidade do Evangelho. Não é um crer ignorante, mas uma fé que pensa, porém se submete ao Senhor onde todas as coisas foram feitas por intermédio dele e para Ele. Só preciso crer.

O objetivo é buscarmos juntos nossa transformação de vida baseado no Evangelho e na semelhança de Cristo e isso é pra toda a vida, não é de uma hora para a outra.O Senhor não se apresenta como algo a ser “estudado” (teologia). Se apresenta diretamente como o Verbo, a PALAVRA que é mais do que expressão falada, que precisa ser interpretada ou analisada. É muito mais do que isso: é Deus em ação, criando, se revelando e salvando. Não é algo a ser estudado, é algo a ser revelado. É a palavra dEle em ação.

Ele não obriga ninguém a crer e se submeter a isso, mas sim, se apresenta como Soberano e definitivo: o VERBO, o princípio de tudo. Na gramática o Verbo é a ação da frase. No Reino de Deus, Cristo é a ação definitiva em nossas vidas. Como diz o versículo 4 que lemos, é a Luz dos Homens.

Esta Luz prevalece contra as trevas, e portanto, a escuridão que pode tentar nos dominar não prevalecerá contra esta Luz resplandecente.

Não precisamos explicar, nem querer convencer ninguém, nem explicar teologicamente as coisas, precisamos apenas permitir que esta LUZ se revele em nós, e tudo é transformado, dia-a-dia.
Quero juntamente com vocês hoje, confessar e admitir em primeiro lugar o Senhorio de Cristo, na certeza que Ele é o Verbo e o princípio de tudo e que tudo foi feito por intermédio dELE. Mas também quero com vocês, clamar para que esta Luz se resplandeça em nossas vidas e de nenhum modo as trevas dominem nossos corações e pensamentos.
Nos transforma Senhor. Ilumina nossas vidas.

Paz dELE, a Luz dos homens.

Nenhum comentário: