segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

João 1:10-14

10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;
13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.


Gostaria de sugerir que você lesse provérbios 8:22-36. Na verdade, se possível, o capítulo 8 inteiro.
Nesta passagem bíblica Salomão fala sobre a Sabedoria. O texto em questão é muito semelhante ao capitulo 1 de João. Faça o comparativo se possível.
Quero colocar aqui o final do capitulo 8 para vocês entenderem onde quero chegar.
Provérbios 8:30-36. (Sobre a Sabedoria).
30 - Sim, eu estava junto com o Senhor e fui o Seu construtor! Nós éramos uma constante
alegria um para o outro
31 - e eu tinha grande prazer no belo mundo que tinha sido criado e nas pessoas que
moravam nele.
32 - Por isso, jovens, ouçam os meus conselhos pois quem me ouvir e obedecer será muito
feliz.
33 - Sejam inteligentes! Ouçam os meus conselhos, não recusem!
34 - Quem me ouve e obedece, quem procura viver sempre ao meu lado, será muito feliz!
35 - Porque quem me acha, acha a vida e recebe a aprovação do Senhor.
36 - Mas quem me rejeita, faz um grande mal a si mesmo. Sim, quem me recusa dá mais
valor à morte que à vida.

Alguns teólogos afirmam que se substituirmos a Palavra “Sabedoria” em Provérbios por “Jesus” o sentido será o mesmo.
Já fiz esta experiência ao ler provérbios e sem dúvida, em muitos momentos tive revelação de Cristo na palavra.
Sim, Ele é a nossa sabedoria.

Os Judeus rejeitaram Jesus, o Messias que tanto aguardavam. Não acreditaram que era Ele o messias. Estavam com suas mentes cauterizadas pela religião judaica e pelo poder do governo humano. Fizeram um grande mal a si próprios.

Quem recusa a Cristo, dá mais valor à morte que à vida. (vs 36).

Quem busca, acha, quem O recebe, é chamado Filho de Deus, e quem O encontra, acha a vida e recebe a aprovação do Senhor.
Quem procura viver sempre ao lado da Sabedoria, que é Cristo, será muito feliz. Será abençoado.

Sem dúvida, muitas de minhas atitudes ao longo de minha vida foram atitudes de um homem sem sabedoria, um néscio. Mas posso garantir, quando busco viver ao lado da Sabedoria do Senhor, sem interesses, sem desejos secretos, apenas estar do lado, sentindo a presença dELE, me sinto realizado. É onde me sinto mais verdadeiro. É onde descubro quem realmente sou. É onde quero sempre estar, mesmo que as vezes seja dolorido, porque o tratamento dELE é mostrar nossa realidade. O Prazer da Sabedoria é entrar o mais profundo na nossa alma e isso é difícil para nós, é dolorido. Mas é aqui, próximo da sua palavra, que me realizo.

Oro para que cada um de nós, se realize, vivendo ao lado da Sabedoria.

Não pense que Cristo foi pego de surpresa, quando os seus O Rejeitaram. Ele sabia de tudo, mas mesmo assim optou em vir a este mundo e dar sua vida por nós. Isso é AMOR.

Paz dELE, nossa Sabedoria.

Nenhum comentário: